Quando levanta o carro alugado

Se você reservou o carro alugado na Internet, irá receber uma confirmação de reserva por correio electrónico. Imprima-a e leve-a consigo, juntamente com o seu passaporte, cartão de crédito e carta de condução.

Leia os termos

Antes de assinar o contrato na agência de aluguer de automóveis, leia atentamente os termos e condições. Se algo não estiver claro, pergunte a um dos funcionários.

Certifique-se que compreendeu o que está coberto pelo seguro, e o que deve pagar, em caso de acidente com o carro.

Inspeccione o carro

Inspeccione o carro minuciosamente tanto por dentro como por fora, juntamente com um representante da empresa de aluguer de automóveis antes de ir embora. Dê a volta ao carro todo, e procure danos, riscos na pintura, danos interior, etc. Se descobrir qualquer dano no carro alugado, isso deve contar no relatório sobre o estado do carro. Isto é para evitar ser responsabilizado por danos quando devolver o carro – que pode ser muito caro.

Também verifique se os pneus apresentam sinais de danos ou desgaste excessivo, e não se esqueça que qualquer extra opcional que deseja alugar também deve estar em bom estado antes de partir. Se nenhum representante da empresa de aluguer pode verificar o carro consigo, tire fotografias com a câmara do seu telefone a todos os lados do carro, assim como o interior. Se você descobrir qualquer dano, aponte-o, e faça um dos empregados assinar o documento.

Verifique os termos e condições do combustível

Familiarize-se com o tipo de combustível utilizado pelo carro, e informe-se para saber se é obrigado a encher o depósito antes de devolver o carro. A quilometragem do carro também deve estar escrita no contrato, quer no levantamento quer na devolução do carro.

Familiarize-se com os instrumentos do carro

Familiarize-se com os instrumentos do carro de aluguer, p. ex., o limpa para-brisas, os indicadores etc. Sinta-se à vontade para dar uma voltinha no parque de estacionamento antes de partir.

Familiarizar-se com as regras locais de circulação

Se for de férias com um carro alugado para o estrangeiro, é importante conhecer as regras de circulação antes de se fazer à estrada.