Vai fazer uma longa viagem no seu país ou passar férias no estrangeiro com um automóvel de aluguer? Então, pode ser aconselhável conhecer algumas dicas gerais sobre condução segura.

Antes de executar

* Nunca beba álcool antes de uma viagem de carro. Mesmo se não fica embriagado com um copo de cerveja, pode ficar sonolento.
* Certifique-se sempre que dormiu bem antes de iniciar uma longa viagem. Não salte o pequeno-almoço.
Familiarizar-se com as regras e regulamentações locais de circulação
* Certifique-se de que o carro está nas melhores condições possíveis, que os pneus têm ar suficiente e que o depósito de combustível está cheio.
* Não espere que o indicador do nível de combustível esteja no vermelho para encher o depósito. Se estiver em estradas desconhecidas, nunca se sabe onde está a próxima estação de serviço.

Ao longo do caminho

* Faça pausas durante a condução; pelo menos de 4 em 4 horas. Mesmo se não se sentir cansado, pare de qualquer maneira numa área de repouso, estique as pernas, respire ar fresco e / ou coma qualquer coisa. Se estiver cansado, dormir cerca de 20 minutos pode torná-lo mais alerta.
* Se estiver a conduzir sozinho no carro, ouça música ou o rádio, e abra um pouco janela para ajudar a combater o cansaço.
* Lembre-se que a fadiga reduz a sua visão e a concentração, e prejudica a sua capacidade de reagir.
* Se estiver a conduzir no estrangeiro, lembre-se de se informar sobre a regulamentação sobre a utilização de telemóveis durante a condução.
* Se estiver a viajar com crianças no banco de trás, lembre-se de fazer pausas muitas vezes.
* Mesmo se o carro está equipado com GPS, pode ser sensato ter um mapa rodoviário ou um atlas por razões de segurança.
* Também é aconselhável ter algum dinheiro à mão para as portagens.

Condução em condições de mau tempo

* Se você está a conduzir de noite, os olhos precisam de um pouco de tempo para se ajustar à luz e às sombras. A iluminação da estrada também pode afectar sua visão. A sua visão é reduzida à noite, por isso não conduza muito depressa.
* Em tempo de chuva as estradas estão escorregadias e a visão é reduzida. Reduza a velocidade e mantenha uma boa distância com o carro da frente.
* O nevoeiro reduz a visão e deve por isso evitar ultrapassagens.
* Tenha cuidado extra quando conduz em estradas cobertas de neve e gelo. Utilize o travão e o acelerador com cuidado, de modo a evitar guinadas ou derrapagens.
* Se a estrada está coberta de neve e nas montanhas, pode ser útil ter correntes de pneus, uma pá e um triângulo no carro.