1. Reserve cedo

Vale a pena reservar um carro de aluguer cedo, no mínimo com 5 dias de antecedência. Irá geralmente conseguir um preço melhor do que se reservar um carro no próprio dia em que precisa dele. A altura para reservar um carro de aluguer é fundamental, pois muitas empresas de aluguer de automóveis operam com preços de aluguer de carros flutuantes. Isto significa que os preços variam de dia para dia. Além disso, a selecção de carros é melhor se reservar com antecedência, e também poderá escolher um carro com preços mais razoáveis.

2. Reserve um carro de aluguer na internet

Os operadores de aluguer de automóveis, oferecem muitas vezes descontos aos clientes que reservam on-line antes da data do levantamento. A empresa de aluguer de automóveis Hertz por exemplo, dá um desconto de 5% a todos os membros que reservem online.

Também é boa ideia comparar preços de carros de aluguer de vários sites de reserva na internet.

3. Peça um cartão de membro gratuito às empresas conhecidas de aluguer de automóveis

Alguns cartões de membro dão bons descontos ao alugar um automóvel. A Sixt é a que oferece os maiores descontos, e se alugar um carro com eles muitas vezes (ou seja, mais de três vezes por ano), como membro pode obter um desconto de até 25%. A Avis, a Hertz e a Europcar também têm descontos interessantes para os seus membros.

Além disso um cartão de membro dá-lhe outros direitos e vantagens – incluindo o tratamento imediato no levantamento do seu carro de aluguer. Como a companhia de aluguer tem todas as suas informações na sua base de dados, não precisa preencher nenhum formulário no balcão. Também pode receber um serviço melhor; os operadores de aluguer de automóveis têm frequentemente um balcão separado para os seus clientes membros.

4. Aceite receber as newsletters dos operadores de aluguer de automóveis

Ao aceitar receber a  newsletter por e-mail de várias empresas de aluguer, estará sempre actualizado com as melhores e mais recentes ofertas.

5. Seja flexível em relação à localização do levantamento, ao horário e ao tipo de carro

Se por exemplo vai de férias para Milão, pode ser inteligente verificar o preço de aluguer de carros no centro da cidade de Milão em vez do aeroporto.  Pode haver grandes diferenças de preços, a as taxas de aeroporto são muitas vezes as mais elevadas. Isto é porque uma taxa de aeroporto é adicionada ao preço de aluguer do automóvel.

Ao reduzir as suas exigências no tipo e no modelo de carro quando escolhe um carro alugado, também pode poupar muito dinheiro.

Além disso, é muitas vezes mais barato levantar o carro alugado numa quinta-feira, mesmo que não precise do carro antes de sexta-feira. As empresas de aluguer de automóveis, incluem muitas vezes a sexta-feira nas tarifas de fim-de-semana que são mais caras.

6. Evite pagar extras opcionais e taxas adicionais para o seu carro

Se costuma alugar um carro, pode ser boa ideia trazer o seu próprio GPS, em vez de o alugar à empresa. Um GPS é considerado como um extra opcional num carro alugado, e terá de pagar uma taxa adicional. Em alternativa pode utilizar do GPS do seu smartphone, em vez de alugar um à empresa.

Relativamente ao seguro de carro extra, um cartão de crédito e o seu seguro pessoal são geralmente suficientes. Você, portanto, não precisa de ter um seguro mais caro. Lembre-se também de verificar se o carro de aluguer tem quilometragem ilimitada – se você está a pensar percorrer longas distâncias. Poderá ser-lhe cobrada uma taxa adicional se ultrapassar a quilometragem.

7. Entregue o carro de aluguer no mesmo local onde o levantou

Se deixar o carro de aluguer noutro local – ou noutra cidade – de onde o levantou, poderá ter de pagar taxas extras à empresa de aluguer (aluguer one-way). As taxas aplicadas são geralmente elevadas, e rondam os 3000 – 5000 NOK.

8. Entregue o carro a horas

Será cobrada uma taxa de penalização, se entregar o carro atrasado. O melhor coisa a fazer é entrar em contacto com a empresa de aluguer e avisá-la que não vai conseguir entregar o carro dentro do prazo. Desta forma, muitas vezes ser-lhe-á aplicada uma taxa mais baixa do que se não tivesse informado a empresa.

9. Evite as multas de estacionamento e multas por excesso de velocidade

As empresas de aluguer de automóveis, muitas vezes cobram taxas relativamente mais elevadas do que a própria multa de estacionamento – ou por excesso de velocidade- por isso tenha muito cuidado durante o período de aluguer.

Muitos carros de aluguer não estão equipados com “Via verde” para as portagens. Por isso, é importante que o condutor passe pela via de pagamento manual, a cada passagem.

10. Tenha um cartão de crédito que oferece descontos em carros de aluguer

Vários cartões de crédito no mercado dão descontos em aluguer de carros. Pesquise na Internet e encontre cartões que oferecem descontos.

11. Aluguer semanal

Geralmente é mais barato alugar um carro por uma semana, em vez de 5 dias (as vazes também por quatro dias). Por isso, verifique o preço do aluguer semanal, se você não tem certeza do número de dias do aluguer. Geralmente a taxa diária diminui quanto mais tempo tem o carro.web counter