Se for alugar um carro no seu país ou no estrangeiro, pode ser útil ler os seguintes conselhos /dicas para evitar as armadilhas comuns:

Leia o contrato-tipo do aluguer do carro cuidadosamente

É muito importante ler cuidadosamente o contrato-tipo da empresa de aluguer de automóveis. Certifique-se de que compreendeu o conteúdo do contrato de aluguer. Dessa forma evita surpresas desagradáveis mais tarde.

Quando procura na internet pela melhor oferta, lembre-se de que os preços que são dados muitas vezes só incluem o “pacote básico”. É por isso importante que saiba o que está incluído e o que não está incluído no preço do aluguer do carro. Lembre-se, por exemplo, de verificar o acordo para o combustível, e lembre-se que, se um vai conduzir noutro país com o carro de aluguer, a empresa deve ser informada com antecedência.

De acordo com a Consumer Europa, a maioria das reclamações e discórdias com empresas de aluguer de automóveis são provenientes da Itália. A Alemanha e Espanha também estão bem representadas.  Se vai de férias com um carro alugado para um desses países, existe, portanto, uma boa razão para ler o contrato de aluguer do automóvel com cuidado. As reclamações geralmente dizem respeito a pedidos das empresas após o período de aluguer, e principalmente discórdias sobre os danos que supostamente ocorreram no carro.

Pense bem antes de aceitar seguros adicionais

Quando aluga um carro, normalmente o seguro de terceiros, seguro completo e seguro de roubo estão incluídos no preço. A franquia em caso de danos no carro alugado pode no entanto ser muito cara. A franquia varia de país para país, mas o valor normal situa-se entre 300 USD e 1.500 USD. Os vários operadores de aluguer de automóveis do mesmo país também podem ter valores de franquia diferentes.

Quando levanta o carro alugado, a empresa oferece um seguro adicional que reduz ou cobre a franquia em caso de danos ao veículo. Não diga logo que sim, porque o preço do seguro adicional é por vezes muito elevado.

Ignore os truques de vendas quando vai levantar o carro alugado. O agente tem um salário que é baseado parcialmente em comissões, e quer lhe vender a si, cliente, o máximo possível. Além de questionar o seguro com franquias, pode, por exemplo, receber ofertas de seguro de bagagem ou um seguro de acidentes pessoais. Verifique com o seu seguro de automóvel privado o que está coberto.

Se recusar o seguro adicional de franquia será obrigado a pagar uma caução. O procedimento normal é a utilização de um cartão de crédito para o pagamento. Também é prático para si enquanto goza a suas férias, porque o valor da caução não será “congelado” no seu cartão normal de débito durante o período de aluguer.

O valor da caução cobrirá as despesas da empresa de aluguer no caso em que você danifique o carro. Outros custos que podem ser cobrados depois do período de aluguer como, por exemplo, se você se esqueceu de encher o depósito antes de devolver o carro.

Verifique o seu cartão de crédito alguns dias depois de ter devolvido o carro. Poderá assim descobrir rapidamente se a agência de aluguer de automóveis tirou algum dinheiro da sua caução.

Pense bem antes de celebrar um acordo para extras opcionais quando alugar um automóvel

Cadeiras de criança, GPS, correntes, suportes para esqui e leitores de DVD portáteis são exemplos de extras opcionais que se pode alugar numa empresa de aluguer de automóveis. Isto não está incluído no preço de base, e o preço de aluguer é bastante elevado.

O preço pode ser ainda mais alto noutros países. É, portanto, muito melhor levar o seu próprio equipamento privado em vez de o alugar.

Se houver varias pessoas a viajar juntas, escolhem o condutor com cuidado

Se vários adultos devem alugar um carro juntos, o condutor deve ter 25 anos ou mais. Se essa pessoa tiver menos de 25 anos, haverá custos adicionais aplicados pela empresa de aluguer para “jovem condutor”.

A empresa de aluguer também irá cobrar uma taxa adicional para cada pessoa que irá conduzir o carro.

Inspeccione o carro alugado antes de sair do local de levantamento

Inspeccione o carro alugado antes sair do local de levantamento, tanto por dentro como por fora. Também seria sensato ir inspeccionar o carro, juntamente com um agente da empresa de aluguer para evitar que ocorram problemas mais tarde. Tirar fotografias ou fazer um vídeo do carro também pode ser recomendado, a fim de evitar litígios sobre danos no carro após o período de aluguer.

Se descobrir danos no carro antes de ir embora, notifique a empresa de aluguer de automóveis. Desta forma evita acusações se devolver o carro com riscos na pintura, pneus danificados, mossas etc.

Verifique as directrizes das empresas de aluguer sobre a caução

Normalmente a empresa obtém uma garantia através do seu cartão de crédito – uma caução. Certifique-se de que o limite superior é definido como a quantidade usada para isso.